Investir em imóvel pode ser uma solução para sair do aperto? - AC Engenharia
Ícone de Email

ATENDIMENTO

POR-EMAIL
Ícone de Clientes

Painel do Cliente

ACESSE AGORA
Ícone de WhatsApp

WHATSAPP

PRA VOCÊ
Fique por dentro das novidades

NOSSO BLOG

Investir em imóvel pode ser uma solução para sair do aperto?

Você já deve ter ouvido que investir em um imóvel é ter retorno garantido. Mas, no cenário econômico de hoje, essa máxima continua valendo? Descubra no post!

COMPARTILHAR

Se você tem um dinheiro sobrando e está planejando ter uma renda fixa, ou um lucro significativo daqui um tempo, já deve ter pensado em investir em um imóvel. A ideia de que essa forma de investimento financeiro é segura e tem retorno garantido é bastante popular e já existe há décadas.

A compra de imóveis se mostrou uma possibilidade de investimento quando as oportunidades de investimento no mercado financeiro eram escassas — vale lembrar que pessoas físicas só passaram a poder comprar títulos do Tesouro Direto a partir de 2002. Na década de 80, com a inflação batendo uma média anual superior a 200%, ter um imóvel se transformou em uma maneira relativamente mais segura de proteger seu patrimônio.

Mas, será que ainda hoje essa ainda é uma boa opção de investimento? É o que vamos mostrar para você neste post!

O que considerar antes de investir em imóveis

Afinal de contas, vale a pena investir em imóveis? A resposta para essa pergunta pode ser frustrante, mas... depende!

Apenas você conseguirá, depois de muita análise, definir se essa é a melhor forma de investimento financeiro para o seu caso. E para conseguir tomar essa decisão, é importante que você avalie esses pontos ao negociar um imóvel:

Localização

Esse é um dos fatores que mais impactam na valorização de um imóvel. Conheça o bairro e perceba de ele ainda tem possibilidade de expansão ou se já está saturado — se este for o caso, talvez seja melhor repensar, pois regiões maduras tendem a valorizar menos.

Conheça também o Plano Diretor Municipal que traça as diretrizes de urbanização e prevê o crescimento da cidade. Imagine só investir em um local em que está prevista uma grande obra que se estenderá por anos ou que possa desfavorecer o lugar!

Histórico da construtora

A pesquisa fará parte da sua rotina! É imprescindível conhecer a fundo com quem você irá negociar, procure por processos legais, documentos a respeito da saúde financeira da construtora e converse também com quem  já negociou. Toda e qualquer informação que possa lhe dar segurança na hora de fechar negócio é bem-vinda!

 

Maneiras de obter retorno ao investir em um imóvel

Investir em imóvel para aluguel

Comprar para alugar depois é uma das alternativas de retorno que investir em um imóvel oferece. Uma das grandes vantagens está, além do dinheiro extra do aluguel todo mês, em abrir mão de despesas fixas que ocorrem mesmo sem uso: IPTU e condomínio são apenas dois exemplos de despesas que passarão para o futuro inquilino.

Investir em imóvel na planta para venda

Quando você adquire um imóvel na planta, o valor é baixo (até 20% menor que o quando pronto) porque o dinheiro investido na compra será utilizado na construção do empreendimento. Isso, claro, implica alguns riscos que o comprador assume, como a falência da incorporadora, por exemplo. Na entrega das chaves há uma valorização natural, uma vez que o risco de o prédio não ser entregue já passou e o imóvel passa a ser um investimento seguro para quem irá comprar.

E então, conseguiu definir se essa é uma boa opção de investimento financeiro para o seu caso? Agora, se precisa de mais uma ajuda para se decidir, confira também o artigo 5 sinais que provam que chegou a hora de comprar seu imóvel. Boa leitura!

Nos acompanhe em nossas redes sociais
e no nosso canal no youtube.

Este site coleta dados pessoais de acordo com o teor da nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente e concorda intelgramente com a referida Politíca.