Novo ou usado? 5 dicas para você tomar a melhor decisão. - AC Engenharia
Ícone de Email

ATENDIMENTO

POR-EMAIL
Ícone de Clientes

Painel do Cliente

ACESSE AGORA
Ícone de WhatsApp

WHATSAPP

PRA VOCÊ
Fique por dentro das novidades

NOSSO BLOG

Novo ou usado? 5 dicas para você tomar a melhor decisão.

O que é melhor: alugar ou comprar um apartamento? Se eu for comprar, devo escolher um imóvel novo ou usado? Responderemos a essas questões neste post!

COMPARTILHAR

É muito comum que as pessoas tenham dúvidas sobre comprar um imóvel novo ou usado. Essa incerteza se deve a diversos fatores, já que cada escolha envolve vantagens e desvantagens. Para falar a verdade, não existe uma opção melhor, e sim aquela que é mais adequada às suas necessidades e de sua família.

Essa decisão também depende do cenário imobiliário e de sua situação financeira atual. Neste post, vamos dar algumas dicas para que você consiga tomar a melhor decisão no momento de comprar um imóvel.

1. Entenda as diferenças entre um imóvel novo ou um usado

Um imóvel novo oferece melhores opções de financiamento e pede menos investimento com reformas, pois você só muda algo no apartamento se quiser. Já um imóvel usado, provavelmente vai necessitar de reformas e reparos, principalmente se ele for mais antigo.

Quanto à valorização do imóvel, independe dele ser novo ou usado, pois a localização e as características são importantes fatores a serem levados em consideração. 

2. Entenda as vantagens de cada decisão

Imóveis novos e usados oferecem tanto vantagens quanto desvantagens. A principal vantagem de um apartamento novo é que não há necessidade de reforma, pois ele ainda não foi habitado. Além disso, os prédios novos são projetados dentro do conceito de sustentabilidade, o que além de proporcionar mais conforto para a família, ainda gera economia de energia elétrica e água.

A desvantagem do imóvel novo em relação ao usado é o preço, que pode ser até 30% mais caro. Aliás, o preço é um atrativo quando se fala em apartamentos usados, pois eles costumam ser mais baratos, mas isso depende da idade do prédio. Na comparação entre o valor da aquisição entre o imóvel novo e usado, não esqueça de colocar na ponta do lápis o valor que será investido na reforma do usado. 

Apartamentos mais antigos geralmente não têm área de lazer e alguns, nem mesmo vagas de garagem. No mais, provavelmente você irá precisar fazer uma reforma no imóvel antes da mudança.

3. Analise as duas possibilidades no caso de compra à vista

Se você vai comprar apartamento à vista e está pensando em economizar um dinheiro, um imóvel usado proporciona uma certa economia. Mas, caso ele necessite de reforma, ele pode sair até mais caro do que um novo.

Então, nesse caso é melhor negociar com a construtora um possível desconto na compra do apartamento novo ou até mesmo cogitar a ideia de adquirir um imóvel na planta, pois têm um valor mais baixo do que um pronto. Assim, você não se endivida e tem uma casa novinha em folha.

4. Saiba qual a melhor opção para compra pelo financiamento

Quem deseja comprar apartamento financiado pode contar com as facilidades do crédito imobiliário. No entanto, essa opção é melhor para quem deseja adquirir um imóvel novo, pois os bancos financiam até 80% do valor do bem.

Embora os bancos financiem imóveis usados também, a linha de crédito nesse caso é menor. Atualmente, os bancos públicos financiam até 70%, mas esse percentual está sempre mudando e em determinados cenário, o valor liberado não ultrapassa os 80%.

5. Converse com sua família

Antes de escolher comprar apartamento, seja ele novo, seja usado, converse com sua família para saber o que eles acham da decisão. Crianças precisam de diversão e podem sentir falta de uma área de lazer nos finais de semana.

Levar em conta as necessidades de sua família é essencial para que você escolha o imóvel ideal para você.

Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos em suas redes sociais. Essas informações podem ser úteis a eles na hora de escolher comprar um imóvel novo ou usado.

Nos acompanhe em nossas redes sociais
e no nosso canal no youtube.

Este site coleta dados pessoais de acordo com o teor da nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente e concorda intelgramente com a referida Politíca.