Vive de aluguel e quer comprar seu imóvel? Confira 10 dicas de especialistas. - AC Engenharia
Ícone de Email

ATENDIMENTO

POR-EMAIL
Ícone de Clientes

Painel do Cliente

ACESSE AGORA
Ícone de WhatsApp

WHATSAPP

PRA VOCÊ
Fique por dentro das novidades

NOSSO BLOG

Vive de aluguel e quer comprar seu imóvel? Confira 10 dicas de especialistas.

Comprar um imóvel é um passo muito importante na vida, que pede muito planejamento. Veja dicas de especialistas para não errar na hora da compra.

COMPARTILHAR

Pagar aluguel consome uma boa parte da renda familiar de muitas famílias brasileiras. Além de ser um gasto alto, o dinheiro do aluguel para muitos é uma valor jogada fora, o inquilino paga por algo que não é seu. Além disso, como ele não é dono do bem, também não pode fazer reformas, aumentar ou melhorar o imóvel para se adequar melhor às necessidades da família.

Mas realizar o sonho de comprar um apartamento e sair do aluguel não é uma das tarefas mais fáceis. Isso porque uma casa ou apartamento é um bem que pede um investimento alto e por isso, é preciso muito planejamento para que a compra se torne viável.

Se você está pensando em sair do aluguel e precisa de dicas para comprar um imóvel, acompanhe este post. Nele, vamos citar alguns pontos essenciais que devem ser observados antes de tomar essa decisão. Confira!

1. Faça um bom planejamento financeiro

O primeiro passo para sair do aluguel e comprar um imóvel próprio é fazer um bom planejamento financeiro. Para começar, utilize uma planilha ou um aplicativo de celular e lance seus ganhos e despesas mensais. Assim, você fica ciente sobre como está gastando seu dinheiro e terá mais facilidade para economizar.

2. Decida quanto quer gastar para comprar seu imóvel

Antes de comprar apartamento ou casa é preciso decidir quanto você quer ou pode gastar para a aquisição do bem. Vale lembrar que no caso de imóveis financiados, o valor a ser liberado pelo banco depende da renda do comprador. Além disso, ainda é necessário pagar uma entrada, pois instituições financeiras não financiam 100% do valor do imóvel.

No mais, os custos extras com o ITBI e registro do imóvel também devem ser levados em consideração. Essa despensa chega a ser de até 4% do valor do bem. Você pode ainda, ao procurar um imóvel, escolher unidades onde as taxas de ITBI e Cartório sejam grátis.

3. Envolva a família no projeto de comprar um imóvel

Depois de fazer o planejamento financeiro, é hora de sentar com todos os membros da família e pôr as cartas na mesa, afinal de contas, a compra de um imóvel é uma decisão que vai beneficiar a todos. 

Então, lembre a eles que todos devem colaborar para vocês consigam economizar para realizarem o sonho de ter a casa própria. Ações simples como diminuir o tempo no chuveiro, contratar um plano de telefone mais básico e apagar as luzes quando sair de um cômodo são formas de reduzir o desperdício e ajudar a diminuir os custos da casa.

4. Ofereça um valor alto para a entrada

Pagar um imóvel financiado consome uma boa parte da renda familiar. Por isso, quanto mais alta a entrada, mas fácil se torna o financiamento, pois as parcelas serão menores. O ideal é que você ofereça pelo menos 30% do valor do bem à vista, mas se possível, tenha uma quantia maior.

Os financiamentos podem ser feitos em até 35 anos, o que é um tempo bastante longo. Com uma entrada maior, você consegue reduzir esse tempo e ainda diminuir a incidência de juros no pagamento.

5. Teste sua capacidade de pagamento

Antes de comprometer parte de sua renda com um financiamento, faça um teste: poupe mensalmente o valor aproximado das prestações do imóvel pretendido por um determinado tempo. Mas não faça isso somente por alguns meses e sim, por alguns anos — uns dois ou três.

Se você sentir dificuldades para guardar esse dinheiro, é sinal que um imóvel do valor que você cogitava pode não ser a melhor opção. Nesse caso, você tem duas opções: ou escolhe um imóvel com um valor menor do que o pretendido inicialmente ou guarda um dinheiro para oferecer uma entrada bem alta.

6. Contenha seu entusiasmo para não fazer escolhas equivocadas

Se você visitou um imóvel que considera dos seus sonhos, resista à tentação de comprá-lo no mesmo dia da visita. Vá para casa e pense no assunto e só tome uma decisão depois de refletir bastante sobre a compra.Lembre-se de que é melhor perder a oportunidade do que comprar na afobação e se arrepender mais tarde.

7. Pesquise, pesquise e pesquise

Antes de comprar um imóvel, pesquise o máximo que você puder. Visite diferentes empreendimentos, vá a lançamentos, visite decorados e converse com corretores diferentes. Observe as características de cada imóvel para identificar qual é a melhor opção para você e sua família. Também faça comparações entre as vantagens e desvantagens de imóveis novos e usados.

8. Observe os mínimos detalhes do imóvel antes de fechar a compra

Sabemos que o mercado é cheio de pessoas mal intencionadas, que mascaram defeitos no imóvel para a venda. Então, é importante ficar atento a esses detalhes e se possível, levar um profissional para verificar se há infiltrações ou problemas na estrutura, que podem ser facilmente cobertos com uma pintura nova.

9. Preste atenção à localização do imóvel

A localização é um dos fatores mais importantes a serem observados na hora de escolher um imóvel para comprar. Claro que não estamos falando somente de bairros nobres, mas de um local com boa infraestrutura, que tenha escolas, comércios, farmácias e pontos de ônibus próximos.

A segurança é outro ponto fundamental, pois ninguém deseja morar em um local com uma grande taxa de criminalidade, certo? Então, antes de comprar sua casa própria, observe os arredores e se certifique não há bairros perigosos nas redondezas.

10. Pense no futuro

Um imóvel deve ser comprado pensando no futuro. Imagine como será sua vida nos próximos dez anos. Sua família vai aumentar ou diminuir? Você tem filhos? Pretende ter? Quantos? Ou seus filhos já estão na idade de sair de casa?

Refletir sobre esse assunto é importante para que, na hora de comprar um imóvel, você escolha aquele que servirá para muitos e muitos anos, pois o financiamento bancário durante entre 30 e 35 anos. Então, não justifica adquirir uma casa ou apartamento e ter que vender o bem pouco tempo depois.

Realize seu sonho com a AC Engenharia

Conhecida por oferecer sempre a melhor relação entre custo e benefício, a Construtora AC Engenharia desenvolve com competência e muita qualidade cada um de seus empreendimentos. A solidez de 34 anos de atuação no mercado imobiliário Sergipano reforçam o cuidado da construtora em oferecer sempre a mais alta qualidade em seus empreendimentos, a um preço justo e acessível. Para mais informações, basta entrar em contato com a AC Engenharia através do (79) 3251-9100.

Gostou do post e quer ler outras dicas para saber como e quando comprar seu imóvel? Então curta nossa página no Facebook e Instagram e fique por dentro das novidades de nosso blog!

Nos acompanhe em nossas redes sociais
e no nosso canal no youtube.

Este site coleta dados pessoais de acordo com o teor da nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente e concorda intelgramente com a referida Politíca.