Decidi que vou comprar meu primeiro imóvel. O que fazer agora? - AC Engenharia
Ícone de Email

ATENDIMENTO

POR-EMAIL
Ícone de Clientes

Painel do Cliente

ACESSE AGORA
Ícone de WhatsApp

WHATSAPP

PRA VOCÊ
Fique por dentro das novidades

NOSSO BLOG

Decidi que vou comprar meu primeiro imóvel. O que fazer agora?

Este artigo vai ajudar você a entender o que levar em consideração e ficar de olho antes, durante e depois de adquirir um imóvel!

COMPARTILHAR

Depois de muito pensar, você chega à conclusão: está na hora de comprar o seu primeiro imóvel! Esse, com certeza, é um marco na vida de quase todos os brasileiros que deixam o aluguel — ou a casa dos pais — para trás! Mas, na hora de negociar um imóvel, é bom deixar a emoção um pouco de lado e pensar muito!

Por ser uma transação que envolve uma grande soma de dinheiro, é natural que a burocracia acompanhe o processo, mas outros fatores também devem ser levados em consideração.

Se você está pensando em comprar o seu primeiro imóvel e não sabe nem por onde começar, então, este artigo é perfeito para você! Nele, vamos mostrar alguns pontos que merecem atenção antes, durante e depois da negociação. Acompanhe!

 

Antes de começar a procurar

Encare de frente o seu orçamento

Se tem uma coisa que é consenso entre todos os especialistas quando o assunto é aquisição de um imóvel, essa coisa é planejamento financeiro. E eles garantem: ao organizar as suas finanças e planejar o que irá gastar, é possível adquirir um imóvel mesmo que você more de aluguel!

Saber, efetivamente, quanto você ganha e quanto você gasta todo mês é o ponto de partida para o seu planejamento. Parece um conselho óbvio, mas muitas pessoas acabam se enrolando entre cartões e algumas contas atrasadas e perdem o controle do que realmente é um gasto fixo.

Também é muito comum, compradores considerarem apenas os gastos com as prestações, deixando de lado taxas extras que estão envolvidas no processo. Por isso, além de deixar cerca de 30% da renda reservada para o pagamento do financiamento é prudente cortar gastos supérfluos e dar uma apertadinha nos cintos para cobrir evitar que essas despesas se tornem surpresas desagradáveis — e terminem virando dívidas.

Procure um corretor capacitado

Este é um momento especial e de grande responsabilidade na sua vida. Para conhecer os empreendimentos disponíveis no mercado, entender toda a documentação necessária e estar consciente de todos os valores e taxas, o ideal é contar com o direcionamento de um profissional experiente da área.

Contar com o apoio de um bom corretor de imóveis no momento de comprar o seu novo lar, certamente contribuirá para uma escolha ideal que vai alcançar seus desejos. Confira se este corretor está credenciado pelo CRECI (Conselho Regional de Corretor de Imóveis) e peça referência a amigos e familiares na hora de escolher esse profissional.

O que levar em conta na hora da procura

Localização

Esse é um dos fatores que mais impactam na valorização do seu imóvel, portanto, um dos mais importantes a serem avaliados na hora de comprar. Uma casa ou apartamento incríveis, se localizados em uma região já saturada, sem possibilidade de crescimento e investimento, dificilmente vale a pena. Em contrapartida, uma unidade um pouco mais simples, mas localizada onde o Plano Diretor Municipal prevê expansão, pode vale muito mais a pena.

Verifique se a região conta com serviços como postos de saúde, pontos de ônibus, iluminação pública adequada e também preze pela comodidade de ter supermercados, lotéricas, farmácias e outros comércios nos arredores: se puder resolver tudo pertinho de casa, melhor, não acha?

Credibilidade da construtora

Pesquise muito antes de fechar negócio, especialmente, se estiver comprando uma unidade na planta! Investigue a saúde financeira da construtora, seu tempo de atuação no mercado, e não fique receoso em fazer muitas perguntas ao corretor, o importante é tirar todas as suas dúvidas.

Nesse momento, visite outros empreendimentos feito pela construtora com a qual está negociando e converse com quem já fechou negócio. Pesquise na internet detalhes sobre o cumprimento de prazo de obras, situação junto aos órgão reguladores e quaisquer outras informações que você julgar necessárias para fechar negócio com tranquilidade.

Atenção às reformas

Agora, se você for comprar um imóvel usado, fique atento aos detalhes: preste atenção em tudo que puder ser foco de uma reforma. E quando falamos em detalhes, falamos sério! Estado de conservação de pisos, paredes, portas, rodapés, caixa de energia defasada, manutenção da parte elétrica e hidráulica, mofo e pequenas infiltrações devem estar no seu radar — pois, futuramente, entrarão no seu orçamento.

Acima de tudo: tenha paciência

Adquirir um imóvel pode ser cansativo, mas tenha certeza de que todas as precauções que você tomar hoje irão resultar em menos gastos e dores de cabeça no futuro. Portanto, contenha a empolgação! Mesmo que a vontade de bater o martelo seja grande, avalie tudo com cuidado e sem pressa.

A internet será a sua grande aliada, afinal, ao adquirir um imóvel as pesquisas farão parte da sua rotina. Faça também do seu corretor um oráculo e nunca vá para a casa com dúvidas: é trabalho dele garantir que você entendeu tudo perfeitamente antes de assinar os papéis.

 

Após a compra do imóvel

Documentação do imóvel

No caso de imóveis usados é um pouquinho mais complexo. Você precisará estar a par dos seguintes documentos:

  • Certificado negativo de ação cível e criminal do vendedor e do condomínio;
  • Registro, no cartório de imóveis, do contrato de compra;
  • Certidão negativa de débitos com o condomínio;
  • Certidão negativa de utilidade pública do imóvel;
  • Certidão negativa de tributos do imóvel (IPTU);  
  • Contrato de compra e venda;
  • Matrícula do bem.

A entrega das chaves

Finalmente chegou o momento tão esperado! Se você negociou o imóvel na planta, é normal estar ansioso para agilizar a mudança. Mas, também é preciso ter calma neste momento. Só assine o documento que certifica a entrega das chaves após fazer uma vistoria no imóvel, com o memorial descritivo em mãos.

Deixou passar alguma coisa ou não percebeu um defeitinho na hora da conferência? Não tem problema. É possível pedir reparação dos danos aparentes (aqueles visíveis a olho nu) até 90 dias após a entrega.

É claro que existem muitas nuances que envolvem uma negociação tão importante quanto a aquisição de um imóvel, mas, com certeza, esse guia será superimportante para auxiliar você na sua escolha!

E se você está mesmo decidido a investir no sonho da casa própria, que tal começar a se planejar agora mesmo? Confira o post É possível comprar um imóvel sem se endividar? e aprenda como adquirir sem estresse!

Nos acompanhe em nossas redes sociais
e no nosso canal no youtube.

Este site coleta dados pessoais de acordo com o teor da nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente e concorda intelgramente com a referida Politíca.